segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Movimentos sociais a favor da democracia.


Oi gente,
Hoje vamos falar de assuntos revolucionarios a favor da democracia;eventos sociais que revolucionaram a historia brasileira.
Durante o século XVII e XVIII todo um terreno estava sendo preparado para o estabelecimento de direitos, mesmo que fossem direitos individuais. Este período é de transição do poder absolutista (poder da coroa) para o poder do parlamento, no qual por intermédio de processos revolucionários fizeram surgir um novo Estado – o Estado Liberal. E, é a efetivação do estado liberal que vai possibilitar a ampliação e configuração do conceito de cidadania através da garantia de direitos civis, políticos e sociais.
A esfera pública é o espaço de todos os cidadãos – mulheres, negros, minorias raciais, trabalhadores – para que, através dos direitos de comunicação e participação política, tornem-se politicamente autônomos, podendo então discutir, publicamente, os seus problemas e as suas necessidades, pode-se situar os movimentos sociais como um canal necessário para tais reivindicações.

A chamada contra-opressão pode ser expressa por lutas violentas ou não, reivindicações, pressões, apatia ou mesmo alienação, sendo que “quando os grupos se organizam na busca de libertação, ou seja, para superar alguma forma de opressão e para atuar na produção de uma sociedade modificada, podemos falar na existência de um movimento social”

Nenhum comentário:

Postar um comentário